30 de jul de 2013

Como conciliar o vlog e a rotina


Eu recebo mensagens super fofas da galera que me assiste e em uma delas um "assistinte" pediu pra eu fazer um vídeo contando como eu faço para conciliar o vlog e a rotina. Então eu resolvi fazer um post aqui pro blog explicando!

Manter um canal atualizado pode ser uma tarefa difícil por uma série de motivos, mas aqui vão algumas dicas:

1. Faça horários. Criar uma rotina é bom para todas as suas tarefas e encaixar o vlog entre elas é essencial. Tire uma manhã ou o período que achar necessário pra se dedicar ao vlog. Ex: toda sexta de manhã é dia de criar, gravar e editar vídeos;
Lembre que o fato de você ter um tempo reservado pro seu vlog não impede que você trabalhe nele em outros horários livres que aparecerem.

2. Cria dias fixos de postagem. Além de ajudar a fidelizar o seu público, que vai sempre procurar vídeo novo no seu canal naquele dia específico, isso ajuda também a você se organizar. Ex: se eu posto toda quinta eu tenho criar o vídeo na segunda, na terça ou na quarta (ou sexta ou fds anterior). Mas se você não conseguir postar a tempo no dia certo não tem problema, contanto que isso não se torne um hábito.

3. Anote todas as ideias na hora que elas aparecem. Um problema que pode acontecer é chegar na hora reservada para o seu vlog e você não ter ideias, nem nenhum material para trabalhar (roteiro pra gravar ou vídeo pra editar). O bloqueio de ideias é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, então esteja preparado. Assim que pensar num tema/ideia boa para um vídeo anote, pois desta forma quando você estiver com um bloqueio criativo você pode simplesmente desenvolver (criar o roteiro, gravar e editar) uma das ideias que você anotou.

4. Faça por etapas. O vídeo é dividido em etapas: a ideia, a criação do roteiro, a gravação e a edição. Uma coisa que eu gosto de fazer é pegar o meu horário dedicado para o vlog e fazer bastante uma das etapas. Por exemplo: Gravar o vídeo é algo que eu prefiro fazer de dia para aproveitar a iluminação natural do sol. Então eu reservo uma manhã, toda semana e gravo todos os vídeos que tenho em mente. Isso facilita muito pra mim principalmente quando sei que na semana que vem só terei as noites livres, afinal editar e criar roteiros não tem nenhuma limitação e pode ser feito a qualquer hora. 

5. Se inspire. Para ter ideias às vezes é preciso de um pouco de inspiração, por isso muitas vezes eu tiro 10 minutos do dia pra olhar a rua, ver televisão, ver outros vídeos e tentar tirar disso tudo uma boa ideia. Nem sempre dá certo, mas não custa nada tentar.

6. Se motive. Pra gravar vídeos você precisa querer gravar. Descubra alguma coisa que faça despertar essa vontade de gravar. Seja relendo suas ideias, conversando com pessoas que também curtem vídeos ou até falando com aquele seu amigo que adora seus vídeos e vive dizendo que você precisa postar um vídeo novo. No meu caso, eu leio as cartinhas e mensagens que os samyzitos e samyzetes deixam pra mim. É tanto amor que não tem como não querer gravar! 

P.s.: Um beijo pro Adrianno Rocha que me sugeriu o tema desta post.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...