18 de set de 2013

Onde conseguir dicas de como fazer um bom vídeo

Uma das coisas que eu vejo o Youtube fazer é investir muito nos próprios parceiros. Isso não é ruim mas também não vejo tanto como positivo se a empresa estiver buscando expansão. O YT deixa a cargo dos próprios vlogueiros a tarefa de ensinar a fazer bons vídeos. Expandir a quantidade de vlogueiros que produzam conteúdo de qualidade neste caso meio que dependeria da vontade dos vlogueiros em produzir vídeos que ensinem isso.
Por outro lado o Vimeo, concorrente do "VocêTubo" (rsrs), foi por outra vertente criando uma produção própria a fim de ensinar as pessoas como fazer vídeos de qualidade. Do nível iniciante ao avançado você encontra um bazilhão de vídeos (não só produzidos pelo Vimeo, mas um coletânea de vídeos sobre os mesmos temas) que focam em coisas que você pode fazer para elevar a qualidade das suas produções.

Desconheço se o Vimeo possui alguma sistema de monetização que nem o YouTube, mas indenpendente disso entendo esse direcionamento como algo que passa a mensagem de que todo mundo pode fazer um bom vídeo (expandir) e não que esse conteúdo fique restrito a alguns como aconteceu, por exemplo, no Youtube Netxup onde  só os vencedores tiveram acesso as aulas e dicas de produção realizadas pela empresa.

Posso estar falando besteira, mas eu vejo muito mais conteúdo instrutivo sobre produção audiovisual no Vimeo, até mesmo por parte dos criadores de conteúdo. Me sinto meio que no fórum onde todo mundo quer se ajudar e o único objetivo é fazer bons vídeos.

Deixo aqui o link do Vimeo Video School para quem tiver interesse em aprender mais e pra ser justa deixo o link de alguns canais do YT (que conheço) que também objetivam dar um help às suas produções:


Update: O Youtube lançou recentemente a Escola de Criadores de Conteúdo, que seria um curso online para ajudar os criadores a melhorar a presença na plataforma. O que seria essa presença na plataforma ainda não sabemos. Creio que seja como usar melhor as ferramentas do youtube e não como fazer melhores vídeos, mas veremos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...