18 de nov de 2013

Períodos de organização

Minha vida não é uma coisa linear e eu acredito que todo mundo já tenha percebido isso por aqui. Com organização não é diferente. Por isso andei me observando e percebi que tenho dois estágios de organização.



Primeiro eu tenho aquele estágio em que estou super centrada e visualmente organizada. É o período em que penso muito e consequentemente acabo anotando muitas tarefas, fazendo planejamento, alimentando e atualizando o evernote com coisas que fiz e que preciso fazer, fazendo cálculos e verificando se/como/quando posso fazer tal coisa. As vezes tenho a sensação de tempo perdido nesse estágio pois tudo que eu faço é sonhar, analisar e calcular. Eu não faço nada de muito concreto aqui, não obtenho nada de material. Entretanto, leio muito, sinto vontade de fazer cursos, aprender coisas novas e de fazer programas leves e quietos.

Em seguida eu passo para a etapa da ação, começo a riscar tudo da lista. Coincidentemente esse é o momento em que gasto mais dinheiro, quero fazer vídeos, posts pro blog, sair, conhecer pessoas, comprar, fazer as coisas acontecerem. Aqui eu não anoto tanto as coisas e se anoto não processo nada. Apenas tiro a ideia da cabeça e deixo lá maturando. 

Mesmo antes de tentar ser conscientemente organizada eu já tinha essas duas fases, acho que é coisa de personalidade. Todavia, quando você planeja antes de agir as coisas saem mais coerentes e sem exageros. Ex: se eu já sei o que quero comprar, já sei quanto dinheiro eu preciso e se posso dispender essa quantia esse mês. Assim, fica mais fácil evitar sair comprando no momento de euforia. Afinal, nesse período eu não penso tanto (já pensamos tanto no outro né?) e quero mais é ter realizações. 

Essa transição de estágios também não é linear, como por exemplo, 15 dias pensativa, 15 dias ativa. Mas, como ela é cíclica a medida que você começa a ser organizar as coisas vão entrando nos eixos. 

Já falei aqui no blog sobre se observar e se conhecer. Essa é uma aplicação prática dos resultados de dessa atitude que torna mais eficiente a organização, pois faz a adequação necessária às suas características.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...