24 de fev de 2014

Como lidar com a raiva

Normalmente a raiva é cega e destrutiva, por isso é muito importante saber lidar com esse sentimento para que ele não seja prejudicial a você e às pessoas à sua volta.

Uma forma de trabalhar a raiva é através do controle da respiração. Seja respiração reduzida ou a hiperventilação, elas são prejudiciais, pois agravam a sensação de angústia. Perceber a nossa respiração é algo que não temos o costume de fazer, mas ter consciência dela é um método muito simples e eficaz que acalma em diversas situações.

Eu baixei um app otimo pra isso chamado Essence - Breathing Therapy. Ele proporciona um exercício de relaxamento não só para momentos de raiva, como também para ansiedade, síndrome do pânico, agorafobia, etc. 
Com Essence você poderá experimentar o excelente método de respiração "4-7-8". São 15 minutos de relaxamento, completamente guiados pelo app (basta encher o pulmão acompanhando a bola). O design é super simples para você apenas observar sua respiração"  - Simão appgratis
Outra boa opção é se afastar do motivo da raiva e fazer exercício físico. Estar a sós lhe permite espairecer e o exercício libera endorfina que melhora seu humor, além de fazer bem para o seu corpo. Seja exercício físico ou qualquer outra atividade o intuito é canaliza a raiva para algo positivo.

Uma opção que já vi muita gente usando, eu mesma já usei, é ouvir musica. Na minha opinião esse é uma boa opção mas que não funciona 100% das vezes. Vai depender muito do tipo de música que você está escutando e situação em si que gerou o sentimento de raiva.

Uma dica que sempre me ajuda é conversar. Pode ser sobre aquilo que deixou com raiva, ou simplesmente conversar sobre qualquer outra coisa. Conversar sobre o assunto da raiva é bom, pois te faz por pra fora os sentimentos negativos. Além disso, quem não está compartilhando desse sentimento tem uma visão muito mais clara sobre a situação do que quem está emocionalmente envolvido. Por isso a pessoa será capaz ser "bombeiro" e jogar água nessa sensação que a raiva provoca, que muitas vezes é exagerada. Mas não é todo mundo que vai fazer esse papel, no mundo tem sempre aquele "incendiário" que acaba pondo lenha na fogueira e te deixando ainda pior. Vale a pena escolher bem com quem conversar. Entretanto, se for conversar sobre outro assunto só pra arejar a mente e pensar em outra coisa enquanto se acalma, aí qualquer um serve.

Por fim outra forma, que não gosto muito, é botar pra fora com objetos, como travesseiros (batendo no travesseiro, jogando ele no chão), etc. Acho que só vale quando é uma raiva grande demais, tipo cólera, meramente como forma de alívio, mas não acho eficaz por que promove uma atitude destrutiva. Não recomendo.

Essas são principais formas que conheço de lidar com a raiva. O que você costuma fazer quando está com muita raiva?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...