28 de abr de 2014

Organize sua finanças com aplicativos

Para mim organização é fazer as coisas funcionarem para você. Se alguma coisa está saindo errado é por que não há organização naquele campo. Não acho que existam regras de como se organizar, vai de pessoa para pessoa, mas existem sim diversas dicas e técnicas que podem auxiliar na organização. 

Uma situação em que acho que a organização é fundamental é quanto às finanças. Infelizmente o dinheiro tem uma importância estrondosa na nossa vida, precisamos dele e ele é uma das coisas mais fáceis de se perder. 

Finanças abordam não só o fato der se ter dinheiro, mas como ele é gasto, se ele é suficiente e como melhor utilizá-lo. Para ter noção dessas coisas eu vou bater na tecla da auto-análise que sempre falo por aqui. Você tem que analisar para onde seu dinheiro vai, com o que você mais gasta, para depois poder definir maneiras de como melhorar a sua vida financeira.



Como nesse blog sempre falo das minhas experiências e conhecimentos, eu resolvi contar como eu faço. Eu já tive um caderninho onde anotava todos os meus gastos, desde compras grandes à um copo de água, mas como sou uma garota tecnológica preferi usar meu tablet/celular, pois era algo que eu já carregava comigo constantemente e me disponibilizava aplicativos direcionados para isso, o que torna tudo mais fácil.

No meu tablet eu tenho 4 aplicativos de finanças. Eu não uso os 4, mas a vida é um teste para ver o que dela funciona para você (#samyprofunda) e como eu AMO testar aplicativos novos eu acabo acumulando eles lá. Por isso, como forma de te ajudar a entender os seus ganhos e gastos eu resolvi contar para vocês um pouquinho sobre os apps, mostrando suas ferramentas e quais que funcionam melhor em cada situação.

Os aplicativos foram todos utilizados em um tablet android (para saber mais sobre meu tablet clique aqui). Vamos lá!

Monas possui um layout clean, bonito e funcional (sem propagandas!). É bem fácil de mexer e o que você tem que ter em mente é que o + adiciona receita e o - adiciona despesas. Você pode adicionar categorias aos seus gastos para ter um noção melhor sobre em que você gasta mais. 



Ele tem a opção do idioma em português, te dá possibilidade de ver gráficos e estatísticas sobre os seus gastos e tem a opção de colocar colocar um esquema de segurança (aquele ligue os pontos). Além disso, ele permite você fazer backup do dados e tem recursos como tarefas recorrente (aqueles ganhos e despesas que são fixos) e se você fizer uma doação pode desbloquear outros recursos como orçamentos.



O que eu mais gosto desse aplicativo é o widget, que são pequenos aplicativos que ficam na área de trabalho e te permitem visualizar/usar algumas funções sem precisar abrir o app. O widget dele permite adicionar receitas e despesas facilmente e te mostra o quanto de saldo você ainda tem. Acho isso ótimo para se ter uma noção de quanto ainda se pode gastar.

O que eu menos gosto é que ele só permite gerenciar uma carteira, ou seja se eu tiver várias contas em bancos diferentes você só pode adicionar uma delas.



Para um usuário básico acho um dos melhores aplicativos, eu uso mais por causa do widget que por qualquer outra coisa, mas como tenho várias carteiras acabo tendo que usar outros aplicativos também.



Money Manager tem um layout usável e com algumas propagandas, possui diversos modos de visualização das receitas e despesas (dia - semana - mês), tem gráficos e estatísticas, além de permitir a adição de várias carteiras na aba Ativos.



Apesar de ter sido o primeiro aplicativos que baixei e ter usado ele por bastante tempo ainda fico meio confusa por que ele mistura um pouco as carteiras no total de receita e despesas me deixando perdida no quanto eu tenho em cada um.




O app permite trancar com senha, fazer backup, tem o idioma português e permite a edição no pc (na versão paga). Além disso, tem recursos como parcelado e tarefas recorrentes.



O que eu mais gosto são a opção de múltiplas carteiras e o que eu menos gosto é que widget só na versão paga. Se não fosse a confusão do total que mistura as carteiras que me deixa frustrada, eu cogitaria pagar pela versão paga.



Money Lover para mim é o app mais completo que já testei. Ele tem um layout clean e bonito (um layout legal muda completamente a minha experiência com o app), mas tem propaganda (que podem ser removidas por R$4,44. Permite colocar esquema de segurança (ligue os pontos), mas não tem o idioma português do Brasil. Possui vários modos de visualização das receitas e despesas (mais até que o Money Manager), podendo até realizar pesquisa por um determinada transação.



Ele permite adicionar 2 carteiras na versão gratuita e ainda possui a opção de transferência de verbas entre elas. Além dos recursos básicos de receita, despesas e gráficos ele ainda possui as opções de Orçamentos - você pode determinar o quanto quer gastar em cada categoria, Poupança - você  pode criar um plano de poupança com a sua meta e o quanto você conseguiu poupar até o momento e Eventos - você pode calcular seus gastos num determinado evento como algum viagem ou outro situação específica (também limitados na versão gratuita).



Ele ainda permite a utilização de widgets individuais de cada carteira que você possuir e tem a opção de backup e transação recorrente. O app ainda faz tipo um concurso onde o prêmio é a opção de manter seus dados na nuvem podendo ser acessado de vários aparelhos ao mesmo tempo, basta escrever um frase criativa dizendo o por que você quer ter seus dados na nuvem.

Ele permite acesso pelo computador e tem a opção de transação recorrente (ainda no modo BETA). 




O que eu mais gosto nele são o visual e os diversos recursos que ele possibilita. E os que eu menos gosto é que o widget só permite inserir despesas.

Recomendo ele se você que algo mais completo do que adicionar receitas e despesas.

[UPDATE] No dia 29/05/2014 o meu app ficou louco, eu adicionava despesas e aparecia mais dinheiro na carteira. Excluí. Uma pena, era meu app mais completo e predileto.


Money Saver tem um layout bonito, mas para por aí. É um app lento e confuso. Ele te permite o uso de várias carteiras, mas gerenciá-las é um tarefa muito difícil (eu nunca conseguir de fato usar). Possui estatísticas, o idioma é inglês, tem sincronização com conta do google e segurança por senha, além de compartilhamento com redes sociais e outras ferramentas. Taí uma coisa que me pareceu estranha. Por que eu vou querer compartilhar no facebook, por exemplo, quanto eu recebo e quanto eu gasto? #ostentação.




Nunca consegui de fato usar o app e acho que tem muito a melhorar. Não recomendo.


Enfim, depois de analisar como a gestão das suas finanças funciona você poderá fazer mudanças, definindo prioridades nos seus gastos e criando e aplicando formas de economizar e aplicar o seu dinheiro.

Se você tem alguma técnica ou utiliza algum outro aplicativo para gerir a sua vida financeira, deixa aí nos comentários. Vou adorar conhecer coisas novas!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...