11 de abr de 2014

Sempre tenha algo a oferecer

Imagem do blog rogeriobreves.blogspot.com


Eu li o livro "A lição final" do Randy Pausch no final do ano passado e volta e meia passo aqui para compartilhar com vocês trechinhos que eu marquei. A passagem de hoje é:
"Sempre tenha algo a oferecer, pois assim será bem recebido".
Sinceramente eu acho que isso serve para tudo na vida! Seja em um negócio, em um relacionamento ou até mesmo quando você tem vídeos no youtube.

As vezes as pessoas chegam pedindo ajuda para fazer o canal delas crescer e muitas vezes o que elas querem dizer é: me divulgue para o seus inscritos. Não há nada de errado em pedir isso, mas se você tiver algo a oferecer, será bem recebido. Aí você me pergunta: eu acabei de criar meu canal, não tenho inscritos, o que eu tenho a oferecer? Um bom conteúdo, uma boa ideia, seja criativo! As vezes você tem pouquíssimos inscritos, mas tem um conteúdo bem produzido, você tem opiniões legais sobre algum tema, você tem uma ideia de vídeo-parceria genial. 

Quando as pessoas me pedem ajuda, eu olho o que elas tem, digo como eu entendo que elas podem melhorar e espero elas terem realmente um conteúdo substancial. Eu não costumo fazer divulgações a menos que goste muito do trabalho da pessoa e faço sem nada em troca, por que ela já tem algo a oferecer que é um bom vídeo.

Muitas vezes as pessoas não tem nada relevante a oferecer e querem ganhar inscritos de forma fácil. A gente percebe isso quando a gente mostra como ela pode melhorar e a pessoa continua focando no "me divulgue". 

Tenha algo a oferecer em qualquer área da sua vida. Quando você que comprar alguma coisa, você pechincha para melhorar o seu lado, mas você pode pagar em dinheiro para que o vendedor não perca com as taxas do cartão. Exemplo extremamente bobo, eu sei, mas é aplicar o win-win, onde as duas partes podem se beneficiar. É não ser egoísta pensando que você tem que se dar bem na situação. Os dois podem ceder e chegar a um denominador comum. Quem fala muito bem sobre isso é a Bel Pesce, fica aqui a indicação para ler os livros dela.

E não é questão de ser egoísta, de só ajudar se tiver algo em troca, por que as vezes você pode não ter nada de concreto a oferecer, mas uma boa atitude ou uma palavra legal podem fazer você ser bem recebido.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...