5 de mai de 2014

As três pilhas da organização

Imagem 1

Existe muita gente que guarda tralha desnecessária por aí e não se dá conta quando a coisa começa a sair do controle, os reality shows que o digam (existem vários sobre o assunto). Mesmo que não seja algo grave, digno de estar numa série de tv, acho que todo mundo já teve um armário, uma gaveta ou prateleira abarrotada que estava gritando me destralhe. Eu sou uma delas e tenho que confessar que  acho que ainda preciso me livrar de muita coisa, mas a primeira vez que resolvi começar a desapegar a sensação final foi muito boa. Hoje vou contar para vocês a técnica das 3 pilhas que usei quando comecei. 

Primeiro é bom saber que você não fica organizada do dia para noite, é todo um processo, que deve ser feito aos poucos. Tendo isso em mente eu resolvi organizar meu quarto e escolhi guarda-roupas e gavetas. Ao pegar cada objeto eu tinha 3 ações possíveis em mente: guardar, doar e jogar fora. Você pega algo do armário e se pergunta: Há quanto tempo eu não uso isso? Se for algo que você usa com frequência, guarde. Se for algo estava enfurnada no armário por um período longo você pergunta: Está em bom estado? Ainda pode ser usado? Se sim, coloque para doação, se não jogue fora. 

A dinâmica é bem simples, mas o ponto crucial que funcionou para mim é não se permitia ficar muito tempo com algo na mão, pois aí a gente começa a pensar como o objeto é bonito, como você gosta dele, pensar na época em que comprou, e aí as chances de voltar para o armário aumentam. Seja objetiva e o mais racional que você conseguir. Lembre-se sempre que que as memórias atreladas àquele objeto estarão sempre na sua mente e, como diz a Thais Godinho, objetos não são pessoas e são as pessoas que devem realmente importar na vida e não o que temos.

Esse foi o método que funcionou para mim, mas você pode adequá-lo ao seu contexto fazendo mudanças como adicionar uma etapa onde você possa analisar se é possível voltar a usar o objeto com mais frequência ou pode fazer uma pilha de vender ao invés de doar, ou até mesmo as duas! Seja criativo e veja como funciona melhor para você. Vou deixar para vocês um infográfico, traduzido pela fofa da Lominha do blog Sernaiotto, como sugestão de organização de guarda-roupas.


Imagem 2


Imagem 1 retirada do site: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/ruth-de-aquino/noticia/2013/11/sua-bbaguncab-e-borganizadab-por-luiza-tenan.html
Imagem 1 retirada do site: http://www.sernaiotto.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...