25 de jul de 2014

Dicas de finanças I

Eu falei nesse post aqui como eu faço para poupar. Então, retomando esse tema de organização financeira hoje eu vim trazer duas dicas que uso para saber como posso gastar meu dinheiro de forma consciente. São dicas pessoais que funcionam para mim e que talvez possam ajudar mais alguém nesse mundo e quem sabe fora dele (ET's também podem gastar! hahaha).


  • Calendário anual de gastos

A primeira coisa que acho legal mencionar são os aniversários. Tem sempre aquelas pessoas que você não abre mão de presentear, como pai, mãe irmão, marido, etc. Mas, mesmo sabendo as datas do aniversário deles, eu sempre acabava desprevenida. Eu fazia os cálculos dos gastos e definia que no mês eu ia comprar tal equipamento de filmagem. Aí chegava o aniversário de alguém e me desestruturava toda. Então comecei a listar os aniversários das pessoas que gostaria de dar presente e já inseria nos gastos do mês. No final eu tinha uma ideia real de equipamento eu ia ter condições de comprar. 

É sempre bom saber em quais meses você gasta mais para poder se organizar. Então, faça um calendário anual de gastos anotando gastos que você não tem todos os meses, mas são sempre recorrentes em certas épocas, como IPVA, seguro do carro, IPTU etc. 


  • Orçamentos por área

Uma coisa que me ajuda bastante é fazer orçamentos por área. Por exemplo, eu adoro fazer lanchinhos na rua e reparei que era algo recorrente até demais nas minhas despesas. Mas que eu não queria abrir mão por completo. O que eu fiz foi fazer um orçamento para lanchinhos. Eu determinei que poderia gastar x comendo salgados na rua e muitas vezes eu me pegava pensando: melhor eu não comer hoje por que se não, não posso mais comer nada até o fim do mês. Eu não deixei de fazer meus lanches, mas eles não inundam mais as minhas despesas.

Espero ter ajudado vocês! Me contem as suas dicas para não perdem a linha nas finanças!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...