27 de ago de 2014

Smallpdf resolveu todos os meus problemas com PDF



Para quem não sabe eu sou advogada e com a os processos eletrônicos posso enviar petições, recursos e outras peças via internet. Isso facilita muito a vida do advogado, mas tem as suas parte negativas.

Não vou falar sobre todo o lado ruim do processo eletrônico aqui (mesmo por que a proposta do blog não é falar sobre Direito), mas apenas citar alguns pontos e contar para vocês a minha descoberta online que tem sido um quebra galho enorme no trabalho.

Para enviar os documentos para que o juiz analise o site da Justiça (pelo menos na Justiça Federal) exige que seja tudo em pdf e que cada arquivo que você anexe para enviar tenha no máximo 2mb. Por isso todos os arquivos, seja imagem ou documentos do word devem ser convertidos para pdf. Eu não tenho dificuldade alguma em passar tudo para pdf, para documentos do word o próprio programa tem essa opção de salvar como pdf e imagens eu tenho uma programa que faz isso também (além disso é muito fácil você encontrar sites na internet que fazer esse tipo de coisa sem nem precisar baixar nada).

O problema surge quando eu tenho um arquivo muito grande. Nesses casos eu usava o site da Justiça Federal de Santa Catarina que disponibiliza uma ferramenta para dividir os arquivos só que quando o arquivo era muito pesado a página dava erro. Resolvi então baixar um programa que faz isso e estava tudo muito bem, até o dia que trouxe um arquivo pesado de fotos de um processo de muitas folhas.

Muitas vezes os juízes pedem que você tire cópia de partes de um outro processo para ver se não é igual ao processo que ele está julgando (não podem haver 2 processos iguais). Como as vezes tirar o processo da vara (Vara é o local onde ficam os processos, os servidores e o juiz. Existem várias varas!), mesmo que só para cópia, dá um certo trabalho. Então, para ser mais prática muitas vezes eu costumo tirar fotos dos processos com o celular, pois ficam completamente legíveis, depois passo para o computador, trasnformo em pdf e mando (vale lembrar que nem todos os celulares as fotos ficam tão boas, então se quiser fazer algo parecido teste antes a qualidade).

Só que outro dia a parte do processo que ia fotografar era bem longa e como a qualidade da imagem fica muito boa o arquivo ficou muito pesado (19mb) para enviar de vez pra o outro juíz. Como eu falei mais acima o máximo que um arquivo pode ter é 2mb, eu posso enviar vários arquivos, mas todos de no máximo 2 mb (tem uma capacidade máxima de arquivos eu que eu posso enviar por vez, mas não vem ao caso agora).

Não pensei duas vezes, fui dividir o arquivo em vários arquivos menores, mas eu me deparei com o problema de você divide o pdf por folhas, mas mesmo dividindo para ficar um arquivo pra cada folha, ele ainda ficavam com mais de 2mb (uma média de 2,8mb por folha, mas o site só aceita exatos 2mb). Não tem como dividir meia folha por arquivo, e agora?

Usando a lógica dos arquivos zip e rar eu pensei que podia tentar comprimir o arquivo inteiro para ele ficar um tamanho menor e logicamente quando fosse dividir cada folha geraria arquivos menores que 2,8 mb.


Não vou mentir que as minhas experiências com compressão sempre foram sem sucesso. Nunca consegui uma compressão de mais de 1mb por arquivo, mas funçando pela internet eu achei o site smallpdf que tinha não só a opção de compressão, mas de conversão, divisão, junção, etc. Não custava nada arriscar, então fiz o teste ele conseguiu converter um arquivo de 19mb para 6mb. Quando eu li essa informação me brotou uma lágrima de felicidade!


O site é simplesmente fantástico, é simples, fácil de mexer (acho que até minha mãe conseguiria usar e você sabe que mãe e computador não combinam, pelo menos não a minha!), rápido, divertido e é grátis (quase uma Brastemp rsrs). Além de tudo você faz tudo sem baixar
nenhum programa para o seu computador. 

Sem dúvidas irei doar uns trocados ajudar a sustentar o site, por que independente de qualquer coisa ele é eficiente e se eles me ajudaram, por que não ajudar de volta?


Esse texto foi publicado originalmente no SamSamySam: "Smallpdf resolveu todos os meus problemas com PDF"

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...