23 de jan de 2015

Canais coletivos



Comecei em 2009 no youtube e naquela época havia uma parada que achava muito legal, mas que acabou morrendo e hoje em dia muita gente nem sabe o que é: canal coletivo.

Basicamente, os canais coletivos eram a junção de vários vlogueiros para produzir conteúdo pra um mesmo canal. Geralmente o sistema funcionava da seguinte maneira: havia um tema em comum  para todos e cada vlogueiro postava em um dia da semana. 



No passado haviam diversos grupos, mas o que mais me marcou foi  o canal dos "cincovlogueiros". Fiquei surpresa, ao pesquisar para esse post, e descobrir que o canal ainda existe e que os vídeos ainda estão no ar para quem quiser assistir. A minha memória precária não me permite lembrar o nome de outros grupos, mas lembro que tinha um que tinha 14 (!) integrantes divididos em dois grupos que se revezam por semana. 



Eu mesma já participei de 2 canais conjuntos que foram o "Liga dos vlogueiros" e "Os 7 toscos". O que eu achava mágico era a interação dos vlogueiros! Hoje nós temos as "video collabs", que são aparições esporádicas de vlogueiros no canal de outros vlogueiros, mas no canal conjunto havia a sensação de unidade, todos estavam participando de uma coisa só, com o mesmo propósito. 

Além de muito divertido (eu ficava doida pra saber o que os outros vlogueiros do grupo iam inventar/falar para aquele tema), também era uma ótima forma de divulgação do seu canal pessoal, pois juntava a audiência de todos os vlogueiros e novas pessoas acabavam conhecendo o seu conteúdo.

Apesar de ser um ideia muito interessante, era difícil manter um grupo. Para dar certo você tinha que ter pessoas muito comprometidas. A gente vê hoje em dia que muitos vlogueiros produzem vídeos quando querem e ficam algumas vezes muitas semana sem postar, mas num canal conjunto isso é muito complicado, pois tem outras pessoas contando com você. Acho que esse era o principal problema de se manter um projeto desse. 

Em pensar que o youtube mudou tanto desde aquela época até hoje, fico imaginando ser daria certo um retorno desse tipo de canal hoje em dia.

4 comentários:

  1. Como vocês faziam o upload dos videos? Todos tinham a senha e acesso a conta, ou alguém recolhia os arquivos e era responsável pelo upload?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro 100%, mas tenho quase certeza que todos tinham a senha. :D

      Excluir
  2. SAMYYYYYY nossa eu quase cai pra traz quando vi a imagem da Liga dos Vlogueiros. E faço das suas palavras as minhas, eu tenho muita saudade daquela época, era único e era muito bom fazer parte daquilo. Estava pensando agora, que tal se nos voltássemos com a Liga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma época muito divertida! Voltar com a Liga seria legal, pode funcionar! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...