3 de mar de 2015

Organizando uma rotina de gravação


Uma coisa que eu amo fazer nessa vida é gravar vídeos, mas manter a constância de vídeos do seu canal nem sempre é tão fácil. Por isso hoje vou contar aqui como eu tenho me organizado para manter um rotina de gravação. Talvez ajude alguém por aí, por que eu também amo ajudar. ;)

Desde dezembro de 2014, eu resolvi tentar manter a regularidade de conteúdo do canal. Para isso, usei o meu lado organizado e criei um cronograma de gravação! O cronograma consiste em definir quais vídeos eu tenho que gravar e quando eles tem que estar no ar. Sabendo esses dois pontos fica mais fácil definir quanto tempo você tem para gravar e editar. 

Como eu estava há algum tempo sem gravar, estava meio sem ideias. Foi aí que pensei que uma coisa que eu gosto muito falar a respeito é sobre o SoteroGeeks. Já dizem os youtubers que se você não sabe o que falar, fale sobre algo que você goste


Primeiro separei alguns temas sobre o Soterogeeks e vi que com a quantidade que tinha eu podia fazer uma série. Afinal, todos seriam relacionados a um mesmo tema.

Com os temas definidos comecei a rabiscar um cronograma onde determinei datas de gravação, edição e o dia que o vídeo estaria no ar. Tirando a data que ele teria que estar no Youtube (que visa manter a regularidade de postagem), o resto foi bem flexível. 

Um sistema que utilizo é fazer mais de uma filmagem no mesmo dia (se não quiser que fique parecendo que foi tudo feito no mesmo dia troque de camisa ou de acessório ou de cenário). Mas fazer filmagens seguidas só é possível pois já tenho ideias de todos os videos que preciso gravar. Assim, outra boa dica é ter um banco de ideias.

Outra coisa que me ajuda muito é o meu softbox, que me permite gravar a noite sem comprometer tanto a qualidade da imagem. Muito amor <3

Como tudo estava indo bem com a série Soterogeeks, eu percebi que não queria ficar falando só sobre um mesmo tema por tanto tempo. Então, resolvi que faria 2 vídeos por semana (a série na sexta e um vídeo aleatório na terça). 

Defini os temas e coloquei todas as datas limites na agenda do google, criando os devidos lembretes. No final das contas ao colocar a gravação como uma tarefa, sempre que me perguntava "o que tenho pra fazer hoje?" estavam lá as gravações e as coisas fluía bem.

Como tive a viagem ao Rio de Janeiro no início de 2015, comecei a me organizar para que isso não me impedisse de manter a constância dos vídeos. Já tinha todos os vídeos da série do Sotero programados (programar para que um vídeo seja liberado em uma data/horário específico é uma das melhores coisas que o YT já inventou), por isso me restou tempo para pensar e gravar os vídeos que iriam ao ar em janeiro. 

Resolvi que faria algo rápido e prático já que logo no primeiro dia de janeiro estaria embarcando e não tinha assim tanto tempo para deixar vídeos prontos para o mês inteiro. Foi assim que surgiu a série janeiro das tags, pois tags são conteúdos semi-estruturado, rápidos de gravar e editar. Bingo, tudo que eu precisava. Então, uma boa dica é sempre tenha vídeos mais rápidos e práticos para momentos de turbulência.



Eu jurava que iria conseguir gravar e editar mais vídeos para colocar nas terças-feiras em janeiro, mas percebi que se fizesse isso não curtiria minhas férias. Por isso, acabei gravando muito pouco conteúdo no Rio, o qual reservei para lançar no início de fevereiro. Como voltei no meio de janeiro tive como reorganizar todo o calendário que tinha previsto para fevereiro. Portanto, uma DICONA (dica grande rs) é sempre revise o seu cronograma e adeque-o a suas atividades.

Estamos em fevereiro e grande parte do meu conteúdo já está gravado. As edições são mais tranquilas de fazer, mesmo que mais perto da data de lançamento dos vídeos. Ao mesmo tempo que estou finalizando o conteúdo fevereiro, já estou organizando o calendário de março e estou a mil.Assim, a dica final é tenha conteúdo pronto/definido com antecedênciapor que aí você tem uma folga caso algo aconteça e impeça de gravar. 

Então é isso. Essa é a minha organização atual cheia de amor e tem dado muito certo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...