20 de mar de 2015

Reclamar menos - 101 em 1001


Tem coisa mais chata na vida que gente que vive reclamando? Eu falo isso pois já fui uma reclamona, tanto que um dos meu projetos do 101 em 1001 era reclamar menos. Teve uma época na minha vida em que sempre que encontrava com algum amigo eu começava um monologo sobre como estava sofrendo e como a minha vida era assim e assado. E a aquela minha reclamação toda começou e ME incomodar. 

Eu acho chato gente que só vive reclamando de tudo, principalmente por que ficar reclamando é muito fácil. A vida de todo mundo tem situações difíceis, imagina se todo mundo ficasse reclamando ao invés de fazer alguma coisa a respeito. Eu já falei sobre esse assunto neste post aqui, então a ideia de hoje é mostrar como eu consegui na prática passar a reclamar menos.

Eu demorei um pouco para aprender e as vezes até tenho algumas recaídas, mas quando algo não está do jeito que a gente quer, só temos duas saídas: 

a) fazer alguma coisa para mudar isso;

b) se nada puder ser feito, aceitar.

Não vou dizer que é fácil aceitar uma situação incômoda, por isso vou contar para vocês algumas táticas que uso para ajudar a superar.

a) Quando algo me incomoda eu fico com uma sensação de nó na garganta, por isso, quando eu já desabafei o quanto eu podia e mesmo assim ela não vai embora, eu simplesmente engulo, literalmente. Faço como se fosse um remédio ruim que eu estivesse tomando e degluto fisica e mentalmente o que me chateia. Engulo e respiro fundo sempre com o pensamento de que vai ficar tudo bem. Nem sempre funciona de cara, mas todas as vezes que aquilo volta a minha mente eu sigo esses passos e chega uma hora que passa.

b) quando é algo que eu fico envergonhada (que não é tão forte como na situação anterior) eu costumo dar um fade mental. Essa referência veio para mim através da edição de vídeo. Quando você quer que uma imagem suma, você dá um fade e ela vai aos poucos sumindo da tela. É isso que faço, eu vou visualizando a situação sumindo na minha mente até só restar uma imagem preta. Se a coisa ficar voltando eu tento espantar da mente e tenho até uma canção especial que canto toda vez que não quero pensar em algo (já cantei em algum vídeo no canal, não me lembro qual).

Reclamar pode ser uma forma de desabafar e não há nada de errado em de fato reclamar, mas você deve tomar cuidado, pois é algo que vai crescendo dentro de você e quando você menos espera as pessoas começam a se afastar, pois não faz bem a ninguém tanta negatividade que as reclamações carregam.



P.s.: Esta foi uma das metas que cumpri no projeto 101 em 100. Para conhecer o projeto e ver todas as metas basta clicar aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...