7 de abr de 2015

O que é trabalho para você?


Esta é uma nova série aqui no blog que visa discutir um pouco sobre trabalho, o que ele representa na vida das pessoas, como vem mudando ao longo dos anos, tipos de trabalho e muitos outros assuntos. Espero que gostem. 

Uma coisa que penso muito a respeito é sobre o trabalho, nos seus mais diversos aspectos. Por muito tempo ele foi tido como apenas uma necessidade de subsistência. Era uma forma de ganhar dinheiro para sobreviver, pura e simplesmente. O escritor Roman Krznaric diz em uma de suas obras que "a história do trabalho tem sido escrita com muito sacrifício e tédio". O trabalho é tido como um mal necessário e até mesmo a cultura cristã traz a visão do trabalho como um castigo pelos pecados do Jardim do Éden.

A figura tradicional do trabalhador também está associada a ideia de sofrimento. Parando para pensar nas aulas de história do colégio, quem eram aqueles de fato trabalhavam? Escravos e menos favorecidos.

Entretanto com o passar do tempo, a difusão da propriedade material e a expansão do individualismo renascentista o trabalho foi tomando outras formas.

Com a revolução industrial o tipos de carreias possíveis de se seguir aumentou visivelmente, dando mais opções e escolhas do que fazer para ganhar a vida. A expansão da escolarização e a ligação da ideia de carreira com talento, também foram fatores que possibilitaram essa mudança de mentalidade, mas as novas carreiras ainda traziam consigo um aspecto homogeneizante, onde todo mundo na fábrica era igual.

Após a segunda guerra mundial e principalmente com a revolução da informática tornou-se mais forte a ideia de carreira realizadora onde "cada um molda sua própria identidade e destino" expressando também no trabalho a sua individualidade.

Para mim, uma coisa que que define muito bem a mudança da ideia de trabalho é pirâmide de Maslow. 

"A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização." Wikipédia



O ser humano foi atravessando a pirâmide ao longo da história e o que era apenas algo para sobrevivência passou a se tornar algo de realização pessoal.

Muita gente ainda vê a ideia de carreira gratificante como um luxo e para muito ela de fato é, mas o numero de pessoas que passaram a ter condições de satisfazer a base da pirâmide de Maslow vem aumentando e é daí que vem despontando o que eu chamo de revolução do trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...