14 de abr de 2015

Sobre o novo template


Como eu falei no bate-papo que tivemos sobre a dificuldade de mudar meu layout do blog (esse post aqui), eu me bati, mas finalmente consegui configurar o template. E para apresentar o novo layout eu resolvi contar para vocês o que mais gostei no template e fazer uma linda lista (por que não?).

1. Área de texto ampla. 
O foco de um blog são os seus posts, o conteúdo. Então, quanto maior área de texto melhor! Geralmente as barras possuem apenas informações acessórias , que facilitam principalmente a navegação no site e o contato maior do autor com o público.

Espaços de textos maiores também fazem com que as imagens fiquem maiores e ganhem mais destaque. Isso requerer um maior esmero com o ilustração dos posts, pois um tamanho maior requer uma qualidade maior da imagem. Por isso tenho que evitar fotos de celular e fotos com baixa qualidade, para que não precisem ser esticadas e acabem distorcidas.

2. Design minimalista
Faz muito tempo que estou numa pegada mais clean e esse template sem muita imagem e pouca informação caiu como uma luva. Entretanto, uma coisa que não abro mão é cor e o detalhe em amarelo (minha cor preferida originalmente - devido à power ranger amarela) fechou com chave de ouro. 

Eu cheguei a cogitar templates sem barra lateral (tem algo mais simples que isso?), apenas com o post tomando toda a tela, mas ainda não estou preparada.

3. Cabeçalho
Adicionei o leve toque de cor também à imagem de cabeçalho do blog, que também caminhou na pegada minimalista e ficou bem simples. Agora ela tem um nova fonte (sou chata com fontes, mas adoro fontes magrinhas pra combinar comigo) que tem um pegada de escrito à mão. Os dois riscos não tem muita explicação, apenas achei que ficou esteticamente bonito.

4. Firulas de imagem
Amo firulas, detalhes que não fazem tanta diferença, mas dão um toque especial. Esse template trouxe firulas especialmente para as imagens que ilustram o post.

A primeira grande firula é que se o seu post tem apenas um imagem ilustrativa ela fica bem grande e destacada e ao passar o mouse por cima dela na Home do blog ela faz um movimento de zoom out e a imagem que estava antes ampliada e até mesmo cortada, diminuiu e se ajusta ao quadro para que seja completamente visualizada. Adoro efeitos de movimento, então lógico que achei bem legal.

Outra firula aparece quando você tem mais de uma imagem ilustrando o post. O template traz na página principal todas essas imagens de forma reduzida. Achei que ficou mais bonito na demo do template que na prática, mas posso conviver com isso.

5. Categoria no topo da postagem
Quando você acessa o blog e desce para ver os posts a primeira linha que aparece é a categoria da postagem. No template antigo você só saberia a que tipo de categoria que o texto pertence se clicasse nele. 

Como o blog não tem uma temática específica, podendo ser abordado qualquer tema, fica fácil do leitor ter uma prévia do que se trata.

6. Vídeo como ilustração do post
Quando a única forma de ''ilustrar'' o post é um vídeo, ele é a primeira coisa que aparece na página inicial. Você pode assistir sem ao menos entrar na postagem!

7. Barra de compartilhamento
Na página inicial abaixo do post tem uma barrinha com diversas formas que você pode divulgar aquele post para o mundo. Confesso que acho supérfluo, mas o efeito de bolinha e símbolo amarelo que fica quando você passa o mouse é uma graça!

8. Categorias na barra lateral
Por último, mas não menos importante (e como diria minha irmã: para não ficar ímpar!) foi a forma como ficou as categorias do blog na barra lateral. Elas ficaram dentro dessas etiquetinhas e ficou a coisa mais fofa do universo. Posso dizer que foi o terminou de laçar meu coração nesse template.

As categorias são importantes para que a pessoa tenha noção dos temas  gerais retratados no blog e facilita se você quiser ler só os posts desse tema específico.


***

Adoro visitar blog e ver esses pequenos detalhes de cada um deles. A experiência de ler um post num layout bonito e que representa a cara de quem escreve é completamente mais gostosa!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...